Desabafar com os amigos substitui a terapia?
- Ana Clara Rodrigues
- 1 de jun.
- 2 min de leitura
Em época de Copa do Mundo, existe um cenário que se repete: mesas cheias, pessoas reunidas, risadas altas, desabafos no meio da conversa e aquela sensação de que, por algumas horas, a vida ficou mais leve.
A mesa de bar virou símbolo de encontro. É onde muita gente encontra acolhimento, companhia e espaço para falar sobre o que está sentindo. E isso tem valor, conversar com os amigos faz bem e se sentir ouvido pode fazer diferença, mas existe uma diferença importante entre aliviar e elaborar que deve ser levantada.
Na mesa de bar, muitas vezes a dor é anestesiada por distrações, risadas, conselhos rápidos ou pela sensação momentânea de pertencimento. Você esquece por uma noite e o problema parece menor enquanto a conversa acontece.
Já na terapia, o movimento é outro. Ela não existe para substituir os amigos, os encontros ou os momentos de descontração. Mas ela existe para oferecer um espaço seguro e profissional, onde aquilo que dói pode ser compreendido com profundidade, sem julgamentos e sem precisar ser minimizado. No setting terapêutico, o psicólogo será o profissional capacitado e a pessoa com o conhecimento técnico adequado, para acolher suas demandas e trabalhá-las em conjunto, a fim de auxiliá-lo a encontrar formas de lidar com as questões emocionais.
Em resumo, enquanto a conversa de bar geralmente busca alívio imediato, a terapia busca entendimento, consciência e transformação. É o lugar onde os padrões são identificados, as emoções são trabalhadas e maneiras mais saudáveis de lidar com a vida começam a ser construídas.
Por fim, é importante ressaltar que nem tudo se resolve em momentos de lazer com conversas em mesa de bar, em que ouvimos frases como “deixa disso”, “vai passar” ou “você precisa sair mais”. Algumas dores precisam ser escutadas de verdade, como ocorre no setting terapêutico. E fica de reflexão: a mesa de bar pode até ajudar você a esquecer por uma noite, mas a terapia pode te ajudar a aprender a lidar todos os dias com o que anda te afligindo.
Autora: Ana Clara Rodrigues Mendes do Nascimento
CRP 09/21163




Comentários